Aula 3: Texturas e Cores

em segunda-feira, 28 de dezembro de 2015 |

Olá pessoal, sou a Black e vou ser a professora de vocês novamenteSério, eu estou pirando de novo com isso aqui, então já peço desculpas por algum eventual erro okey? Huehuehueheu. Okey, vamos lá.

Eu queria deixar falado que o meu tutorial é na verdade uma junção de mini tutoriais, oito deles para ser mais exata, onde eu encaixei texturas em edições já prontas. Os atalhos no teclado que eu usei para redimensionar a imagem (Ctral + T), colocá-la em P&B (Ctral + Shift + U), para duplicar uma camada (Ctral + J). São atalhos bem fáceis e eu acho que ninguém vai ter tanta dificuldade assim.
Eu tomei a liberdade de fazer um pack só de texturas para essa aula, então o link segue abaixo para quem quiser.

Vocês vão perceber no decorrer do tutorial que eu não falo, peço desculpas pela falta de legenda também, mas eu não entendo nada do Sony Vegas e a Thay que vem quebrado uns galhos para mim no Movie Maker (muuuuito thanks, Thay <3). Outra coisa que vocês vão notar é que eu misturo muitas texturas heuheuehu, adoro isso. Não é porque a textura é cinza e de formas geométricas, que eu não posso usá-la em uma edição romântica. Eu espero conseguir mostrar a vocês que não é preciso usar só um tipo de textura em uma edição, você pode usar estilos diferentes, efeitos e enfeites, desde que ao final eles estejam em harmonia com a edição. Bem... É isso ai, até logo >.<

Texturas

Enfeites (sim, pack novo e aqui está sua senha !UVphcWRmY_YNjMOqcUlSf21saITA76ZCcO14IMnozlk)

Atividade:

A minha tarefa vai ser algo bem simples, eu vou cobrar de vocês principalmente o fundo da edição, que deve ser feito com texturas, enfeites e shapes. Então vocês devem montar  as duas edições propostas abaixo, não é necessário utilizar somente os materiais que eu coloquei no pack.


A proposta é ver o domínio de vocês sobre as texturas para melhor expressar o tema pedido, e também o domínio de vocês com texturas nas fotos dos atores. É permitido o uso de gradientes, embora eu vá cobrar sim o uso do color (que entra como Cores nessa aula). Como foi visto no tutorial eu mostrei que texturas são adereços que devem casar sim com a edição, elas não precisam cobrir as fotos dos atores, nem nada do tipo, texturas são enfeites mais elaborados, que quando usadas em exagero deixam a edição feia.
Eu espero que dessa vez mais pessoas consigam realizar essa tarefa, na versão passada do curso, muitas meninas erraram feio quando foi pedido algo dark e futurístico. Vamos mudar isso, sim?


O prazo para a entrega da tarefa é de hoje até dia 02 de Janeiro as 23:59. É obrigatório que vocês enviem para mim o PSD das tarefas, okey? Como temos que julgar as texturas usadas no fundo e o color escolhido, fica mais fácil a visualização do trabalho feito assim. Envie as tarefas em psd por e mail, mas coloque no assunto o seu nome e na frente “Curso de Design PD”. No "homework" por favor, envie o link das imagens hospedadas, assim como nas outras tarefas.




Edição 01 - Excelsior (sim, isso é o nome do DS)

Autor: Black
Frase: Neji Hyiiga era um garoto quebrado e Tenten Mitsashi estava apaixonada por cada pedaço dele,
Resumo: Não era segredo para ninguém que havia algo de errado com Neji Hyuuga, ele era um garoto quebrado e todos sabiam disso. Ou quase todos. Sua prima Hinata, preocupada com o estado de Neji, pede a sua melhor amiga que a ajude, mas Tenten Mitsashi não sabia que ao se aproximar do moreno, consequentemente iria se aproximar do seu “perfeito” mundo quebrado e desordenado.
Desde distúrbios alimentares até crises de bipolaridade, fora a maldita moto, a jaqueta velha de couro e o gato preto de olhos violetas, ela deveria manter o cubo de gelo vivo e em completa lucidez pelos próximos dois meses. Se possível Tenten deveria juntar os cacos do que um dia Neji já fora, afinal ela é sua nova companheira de quarto.
Tamanho: 500 x 350 (Nyah Fanfiction).
Tema ou estilo: Misterioso.
Atores: Cameron Dallas e Lydia Graham.

Edição 02 - Hailstorm
Autor: Black 
Resumo: Se passar pela irmã gêmea, mesmo que fosse por uma boa causa, se mostrou algo muito mais complicado do que Lily Evans poderia imaginar. Em tese, ela deveria assumir o lugar de Ebony por dois meses, impedindo que a irmã perdesse a bolsa no curso de medicina. Algo que seria relativamente fácil, visto que elas compartilhavam não só o mesmo quarto desde o nascimento, mas também a mesma aparência.
E de fato isso teria sido fácil, se Lily não acabasse por se apaixonar pelo mesmo homem que sua irmã. Vivendo uma vida regada de mentiras e sustentando a pele de Ebony Evans, só existia algo pior do que tudo isso: saber que em pouco tempo Ebony voltaria, e não só assumiria sua vida novamente, bem como tiraria James Potter de si.
Tamanho: 500 x 350 (Nyah Fanfiction).
Tema ou estilo: Manipulação.
Cores: As cores ficam a escolha do (a) designer.
Preferência: Uma manipulação estilo mesa bagunçada ou mural de fotos e mapas.
Atores: Emma Stone (ruiva) e Penn BadGley.
Dica: Se inspire nisso, mas sem plágio 1 e 2 .



PS: Aqui vocês tem uma lista complementar sobre "Quais cores combinam com qual tipo de edição".

Edições Futurísticas: Eu sempre aposto em um vermelho ou azul, são cores clássicas para esse tipo de edição, embora recentemente tanto a cor roxa quanto a cor verde água tenham ganhado espaço nessa categoria.

Exemplo 1 e 2

Edições Dark ou Misteriosa: Vermelho, essa é a cor que sempre vem na nossa mente para edições Dark, novamente o azul marinho vem sido muito usado, bem como o verde escuro. Eu gosto de apostar no cinza as vezes, apesar de não ser muito comum, ele fica bem legal.

Exemplo 1 , 2 , 3 , 4 e 5

Edições Divertidas: Esse tipo de edição me mata, ainda mais quando as pessoas pedem um dark e divertido, sério, eu nunca vi uma edição assim. Cores divertidas são o amarelo, azul claro, laranja, rosa chiclete e lilás, nesse tipo de edição o que vale mesmo é colocar uma paleta de cores bem alegre.

Exemplo 1 e 2

Edições Psicodélicas: Esse é um tipo de edição bem recente pra mim, mas você pode fazer um jogo entre verde, vermelho e laranja, fica bem legal e combina com o tema “dorgas”. Abusem do efeito 3D nessas edições, fica bem legal.

Exemplo 1

Edições Românticas: Essa aqui já é figurinha carimbada de todo designer, as cores também já são as mais conhecidas, rosa, azul, amarelo, verde claro e outros. Acho que qualquer cor clara fica legal para coisas românticas, embora fazer edições românticas não seja lá o meu forte.

Exemplo 1, 2 e 3

Edições Vintage: Não tão comuns assim, eu sempre aposto no marrom para edições vintage, ele dá o ar envelhecido que o tema pede, embora o dourado seja uma boa jogada, ainda mais se for uma edição vintage e medieval.

Exemplo 1 e 2

Edições P&B: Mesmo que o nome já deixe claro que tipo de cor você vai usar na edição, eu fico muito decepcionada quando vejo que a pessoa só usou um gradiente para deixar tudo preto e branco. Existem PSD’s p&b que escurecem os cantos do DS e até disfocam, mesmo que vá ficar preto e branco como o gradiente comum, deixa a edição mais bonita apostar em uma finalização elaborada.

Exemplo 1

Eu espero que vocês tenham gostado dessa aula, tanto quanto eu gostei de montá-la para vocês. 
Desculpem as minhas falhas, eu vou me aperfeiçoar nos próximos e qualquer dúvida, venham me gritar no face, whats, Nyah ou qualquer outro meio de comunicação heuheueheueh. 
Até e eu espero o melhor de cada uma!

PS: Meu e mail está logo abaixo pessoal, é só ler.








Nome: Black
Função no Instituto: Professora da matéria "Texturas e Cores"
Funções no PD: Designer de Design Simples
Contato: barbaraabreudasilva@yahoo.com.br | Nyah

9 comentários:

  1. Black, o vídeo não está disponível :/

    ResponderExcluir
  2. Black, o pack não está disponível.

    ResponderExcluir
  3. Vou arrumar isso já meninas, e quanto ao vídeo ele realmente não vai rodar no celular, só no computador. Peço desculpas por isso ={

    ResponderExcluir
  4. É pra fazer dois DS Um Dark ou Futurístico e um Romântico ou Vintage? Ou tenho q fazer um de cada?

    ResponderExcluir
  5. Black, o video ainda não ta disponível...

    ResponderExcluir
  6. Raquel eu já arrumei isso e as meninas já conseguiram visualizar o vídeo. E Victória é uma edição dark e futurística ao mesmo tempo e outra vintage e romântica. Você deve juntar os dois temas em uma única edição, e não optar sobre um ou o outro. Entendeu flor?

    ResponderExcluir
  7. Oi, o pack de enfeites não ta indo.

    ResponderExcluir
  8. Black o Pack de textura não está indo.

    ResponderExcluir